A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou a versão 7.7 do arquivo de Perguntas Frequentes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A atualização traz a inclusão do item 19.1, que faz referência à Reforma Tributária, abordando temas relacionados à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e ao Imposto Seletivo (IS).Essa primeira atualização do guia orienta os contribuintes sobre quando houver CBS, IBS ou IS incidentes na operação e se o valor destes tributos deverá ser escriturado na EFD ICMS / IPI.
Segundo o manual, os novos tributos, CBS, IBS e IS, devem ser considerados na escrituração do valor total do documento fiscal.
Por exemplo, Campo 12 (VL_DOC) do registro C100. À exceção do exercício 2026, quando não integrarão o valor total do documento fiscal.
No entanto, não devem ser incluídos no valor da operação dos registros analíticos os valores relativos a CBS, IBS ou IS incidentes na operação. Por exemplo: campo 05 (VL_OPR) do registro C190.
Esta orientação se aplica a todos os modelos de documentos fiscais escriturados na EFD ICMS / IPI.
O documento revisado está disponível para consulta no portal oficial do SPED, no endereço: http://sped.rfb.gov.br/arquivo/show/7885
A nova versão mantém o compromisso da Receita Federal em fornecer orientações atualizadas e de fácil acesso aos contribuintes, contadores e desenvolvedores de sistemas, reforçando a transparência e a padronização das informações fiscais relacionadas à implementação da Reforma Tributária.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013