Falta pouco mais de dois meses para o início do processo de transição da Reforma Tributária e ainda há quem não saiba por onde começar. Então, primeiramente, saiba que é importante se preparar e se planejar para as mudanças que estão batendo na porta.
Pensando nesse momento de preparação, a IOB Tech separou cinco dicas para que os contribuintes e contadores incluam no checklist da Reforma Tributária da empresa. Ou seja, passos que podem ser adotados para facilitar a transição para o novo modelo.
5 dicas para incluir no checklist da Reforma Tributária da empresa
1. Capacitação de equipes
Invista em treinamentos técnicos para as áreas contábil, fiscal e jurídica. As mudanças exigem atualização contínua, mesmo com a rotina normal em andamento.
2. Adequação de processos internos
Revise processos de emissão, apuração e escrituração fiscal. Prepare a operação para lidar com obrigações acessórias e novas regras de tributação no destino.
3. Ajustes em contratos e cadeia de suprimentos
Reavalie cláusulas comerciais e renegocie contratos, considerando os impactos da tributação no destino. Verifique também o efeito sobre custos logísticos e precificação.
4. Revisão de regimes especiais
Mapeie benefícios que serão extintos ou modificados. Avalie o impacto sobre regimes como Simples Nacional, ZFM (Zona Franca de Manaus) e setores com tratamento diferenciado (saúde, educação, transporte).
5. Planejamento estratégico e comunicação
Estabeleça um cronograma com marcos até 2033, forme um comitê interno e mantenha sócios e stakeholders informados. Procure manter uma comunicação efetiva, já que a integração entre as áreas é fundamental para uma transição bem-sucedida.
Os especialistas da IOB reforçam que os contadores, donos de empresas e escritórios não podem perder tempo e devem se preparar desde já para as mudanças que irão acontecer com a Reforma Tributária. Seguir o checklist acima é uma forma de ajudar na preparação.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013