A entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) tem uma novidade neste ano. Desde 13 de outubro, a microempresa ou a empresa de pequeno porte que deixar de apresentar a obrigação, que entregá-la em atraso ou que apresentá-la com omissões ou incorreções estarão sujeitas à multa. Lembrando que a entrega é exigida das Microempresas (MEs) ou Empresas de Pequeno Porte (EPPs) inscritas no Simples Nacional.
Apesar de ser obrigatória, antes não havia multa prevista se a entrega da Defis não fosse feita dentro do prazo estabelecido, sendo somente possível gerar as apurações mensais dos períodos, a partir do prazo de entrega, março, no sistema PGDAS-S, caso a obrigação referente ao ano anterior tivesse sido enviada.
Conforme estabelecido na Resolução CGSN nº 183/2025, a empresa que entregar a Defis com atraso ou erros sofrerá as seguintes penalidades:
Conforme estabelecido na Resolução, a multa é contada a partir do dia seguinte ao término do prazo de entrega da declaração e segue até a data em que o documento for efetivamente apresentado. Caso a declaração não seja entregue, o prazo termina na data em que o fiscal emitir o auto de infração.
Além disso, as multas podem ser reduzidas nos seguintes casos:
É importante informar que a leitura da Resolução é de extrema importância para que todos os dispositivos sejam cumpridos, a fim de que se cumpram as obrigações dentro dos prazos e formatos estabelecidos.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013