O Ministério do Empreendedorismo (MEMP) lançou a Cartilha de Emendas Parlamentares 2026, ferramenta destinada a auxiliar deputados e senadores na escolha de projetos estratégicos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo brasileiro.
A cartilha traz um panorama detalhado das ações das secretarias do ministério, incluindo a Secretaria Nacional de Inclusão Socioprodutiva, Artesanato e MEI e a Secretaria Nacional de Ambiente de Negócios. O documento apresenta informações técnicas sobre o público-alvo, tipos de beneficiários, modalidades de aplicação, valores mínimos e natureza das despesas.
Segundo o ministro Márcio França, a publicação reforça o compromisso do governo em incentivar atividades que gerem emprego, renda e inovação:
“As emendas parlamentares são um instrumento fundamental para levar o empreendedorismo a todos os cantos do país. Com esta cartilha, os parlamentares têm à disposição um guia claro e objetivo para apoiar ações que de fato transformam a realidade dos pequenos negócios”, destacou.
Novidades da edição 2026
A nova edição inclui programas voltados à:
Também são detalhadas ações estruturantes da SMEPP, como o Observatório das Micro e Pequenas Empresas, o Cadastro Nacional de Empresas, o Capacita DREI e o Plano de Monitoramento da Política Nacional das MPEs.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 25 milhões de empreendedores formalizados, sendo 16 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), 8,5 milhões de microempresas e 1,4 milhão de empresas de pequeno porte. Juntos, representam cerca de 80% dos empregos formais e 30% do PIB nacional.
A cartilha já está disponível para consulta e pode orientar os parlamentares na destinação estratégica das emendas parlamentares para o fortalecimento do empreendedorismo em todo o país.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013