Com a implementação do IVA Dual prevista na reforma tributária, empresas no Brasil enfrentam indefinição sobre o tratamento fiscal de gastos com marketing e publicidade. A questão central é se esses investimentos poderão gerar crédito fiscal ou serão considerados custo irrecuperável.
Campanhas publicitárias de grande porte, comuns em setores como varejo, automotivo, farmacêutico, telecomunicações e bens de consumo, podem ter impacto direto sobre a margem de lucro das empresas, caso o IVA incidente sobre esses serviços não seja creditável.
Divergências sobre o conceito de insumo
O IVA Dual prevê que tributos pagos sobre bens e serviços utilizados como insumo para a atividade econômica podem ser compensados. Especialistas identificam duas interpretações sobre o marketing:
A definição oficial determinará se o imposto pago sobre serviços de agências, mídias ou plataformas digitais poderá ser compensado.
Potenciais efeitos para empresas
A interpretação da Receita Federal sobre o conceito de insumo terá impacto sobre custos e estratégias de investimento.
Entre os efeitos possíveis estão:
Além disso, o setor observa que qualquer definição sobre o crédito fiscal poderá influenciar a forma de contratação de serviços de publicidade e de estratégias de comunicação corporativa.
Voltar para a listagem de notíciasCliente desde 1990
Cliente desde 2018
Cliente desde 1991
Cliente desde 1993
Cliente desde 1987
Cliente desde 1999
Cliente desde 1998
Cliente desde 1999
Cliente desde 1991
Cliente desde 2015
Cliente desde 2013